Palestra aborda a Violência Doméstica e Familiar: como criar ambientes mais seguros e justos para as mulheres

Palestra Mulheres Donas de Si celebra o Mês da Mulher
18 de março de 2020
Palestra Mulheres Donas de Si celebra o Mês da Mulher
18 de março de 2020

Os dados alarmantes de violência doméstica e familiar convocam a sociedade brasileira a repensar a prevenção de casos envolvendo comportamentos abusivos que ocorrem no âmbito familiar ou doméstico.

As empresas e as organizações dispostas a discutir esse tema assumem papel importante ao proporcionar maior conscientização sobre os direitos das mulheres e a promoção de uma cultura de respeito e igualdade.

Em sua palestra, Roberto Barbato Jr., especialista em direito criminal, ressalta como o envolvimento da sociedade, das autoridades e das vítimas contribui para a criação de ambientes mais seguros e justos para as mulheres.

Na palestra Violência doméstica e familiar contra a mulher: conscientização, prevenção e medidas protetivas, Barbato contextualiza as várias formas de violência doméstica como a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral, bem como os mecanismos para combater e prevenir esses tipos de violência.

A palestra, ao sensibilizar o público sobre a gravidade do problema, se torna uma ferramenta extremamente útil no combate e na prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.

No mês em comemoração ao Dia da Mulher, as empresas interessadas na palestra Violência doméstica e familiar contra a mulher: conscientização, prevenção e medidas protetivas, devem entrar em contato com Academia da Palestra.

Pesquisa

A 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) aponta que 68% das brasileiras têm uma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência doméstica. Esse índice é ainda maior entre as tocantinenses (75%), acrianas (74%) e amazonenses (74%).

O levantamento nacional diz que a percepção de que a violência doméstica aumentou nos últimos 12 meses, em 74%.

 

Sobre o palestrante

ROBERTO BARBATO JR é advogado criminalista, com atuação em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Além de professor de Direito Penal e Prática Jurídica (PUC- Campinas), é doutor em Ciências Sociais e mestre em Sociologia (Unicamp). Sua experiência em processos judiciais e na atividade acadêmica permite ao público compreender questões relevantes de maneira clara e prática.

WhatsApp chat