8 Sinais Que Você Pode Estar Com Algum Transtorno De Ansiedade (E Isso Não É “Frescura”)
6 de setembro de 2018Professor Nino apresenta palestra em Leme
19 de novembro de 2018Quem já realizou uma apresentação ou palestra possivelmente tenha ficado muito nervoso antes, durantes e depois do evento, isso é normal, pois, o medo de falar em público é um dos maiores nas pessoas. O que agrava essa situação é a falta de treinamento.
Para que o momento de contato com o público seja um sucesso são precisos vários aspectos, como interação com o público, visibilidade, conforto e segurança. Assim, nada de pânico, existem alguns segredos de preparação para fazer uma apresentação, os quais ajudam a estar organizado e calmo nessa hora. Vamos os principais:
- CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO
Conhecer o público-alvo é o primeiro passo. Saiba se eles são adolescentes ou adultos; sérios ou descontraídos, líderes ou liderados, dentre outras características. Também saiba qual a área que atua. É preciso ter clareza sobre como você focará as suas estratégias de comunicação e, obviamente, cada auditório exigirá estratégias e dinâmicas diferentes.
- SAIBA QUAL SUPORTE DE MULTIMÍDIA USAR
É importante saber previamente qual suporte tecnológico estará à sua disposição, para que o planejamento ocorra de acordo com o material disponível. Muitos palestrantes preparam grandes apresentações em slides e quando chegam no local descobrem que não há computador ou o projetor não funciona.
- PLANEJE O CONTEÚDO A SER APRESENTADO
É importante seguir um esquema linear para a organização do conteúdo:
- apresentação;
- exemplificação;
- demonstração do tema;
- argumentação;
- e conclusão.
Isso vai garantir que sua palestra seja compreendida pela plateia.
Então, em primeiro lugar, coloque seu esquema em um papel no formato de tópicos e desenvolva-os de acordo com suas necessidades e o perfil do público.
- PLANEJE A INTERAÇÃO COM A PLATEIA
A interação com o público é essencial: uma apresentação instigante carrega o público para uma viagem. A plateia precisa ser conquistada desde o início, essa é a principal tarefa do palestrante, e uma das maneiras mais eficazes de promover a atenção é contar histórias.
Comece sua comunicação com um assunto que todos da plateia dominam. Depois, relacione sua história com o tema da palestra e explique a importância do assunto tratado, para que o público entenda a aplicação prática do que você está dizendo em seu próprio cotidiano.
Outra boa estratégia é apresentar um problema e, em seguida, desenvolver a solução para esse impasse. Por fim, dê exemplos, resuma a conferência àquilo que pode ser explicado, levando em consideração o público e o tempo disponível.
- REVISE O CONTEÚDO ANTES DA PALESTRA
Não se deve deixar o conteúdo para ser preparado de última hora, essa tarefa já foi feita em seu planejamento. Porém, antes de sair de casa ou do escritório, é importante revisar a temática para relembrar alguns pontos.
- TRABALHE A PRESENÇA DE PALCO
Esse é um dos aspectos mais importantes de sua apresentação. Às vezes, para quem não tem a experiência de falar em público, essa pode ser uma experiência difícil. Aalgumas orientações são essenciais:
- mantenha o contato visual;
- não se mexa muito, principalmente as mãos, e mantenha o equilíbrio;
- não fique preso ao papel ou aos slides;
- respire corretamente.
- NÃO SE ESQUEÇA: O SHOW DEVE CONTINUAR
Mesmo que ocorra algum equívoco ou algum erro, não se subestime. Se possível, brinque com a situação e continue sua palestra demonstrando a mesma segurança e autonomia sobre o assunto. Sempre tenha um plano B para driblar os imprevistos e aprenda a lidar com o inesperado.
Lógico que o apresentado é só o começo, mas já é um grande passo, vamos lá, colocar em prática é o segredo!
Reinaldo Passadori, fundador e CEO do Instituto Passadori – Educação Corporativa (www.passadori.com.br), já treinou mais de 80 mil profissionais. Também é autor dos livros: “Comunicação Essencial – Estratégias eficazes para encantar seus ouvintes”, “As Sete Dimensões da Comunicação Verbal”, “Media Training – Como construir uma comunicação eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente e “Quem não Comunica não Lidera” – Editora Atlas.