É possível mudar uma Cultura Empresarial?

Daniela Chieppe apresenta palestra para advogadas
18 de março de 2019
Relações Públicas e sua contribuição para a cidadania
29 de março de 2019
Daniela Chieppe apresenta palestra para advogadas
18 de março de 2019
Relações Públicas e sua contribuição para a cidadania
29 de março de 2019

* Saulo Ribeiro 

É fácil identificar empresas que possuem culturas e ambientes de trabalho diferenciados que contribuem muito para os bons resultados dessas empresas. Mais do que isso, algumas metodologias nascem nesses ambientes e depois são adotadas por outras companhias, mas nem sempre com o mesmo sucesso. Sixsigma, Balanced Scorecard, 5S e OKR são alguns exemplos disso.

Algumas questões pouco visíveis parecem ter relação com esses ambientes e se trabalhadas poderão sim promover mudanças mais profundas na cultura empresarial.

Daniel Coyle levantou alguns pontos no seu livro “The Culture Code” em 2018 que nos dão algumas pistas de onde atacar.

Segundo ele, numa cultura de sucesso pode ser que importe mais a interação entre as pessoas e a lucidez para tratar os erros do que a inteligência ou ser alguém “legal”. 

Ter objetivos compartilhados, dividir vulnerabilidades, se sentir seguro ao errar, contar com o apoio dos outros, tratar os riscos em conjunto e confiar na cooperação são características que podem influenciar. Nem todos os líderes nascem predestinados a criar grupos de sucesso ou com essas habilidades, que na sua grande maioria, não podem ser aprendidas nos livros ou nas salas de aula.

Vivenciar situações e perceber o impacto que pequenas mudanças podem trazer para melhorar os resultados já é trabalhar na direção correta. Escutar ativamente, não esconder as fraquezas (principalmente se for um líder), demonstrar gratidão e ter pouca tolerância com atitudes negativas são algumas dessas situações. 

A melhor maneira de conseguir isso não está numa receita simples e tampouco é trivial, mas certamente depende de trabalho em equipe apoiado por vivências e reflexões que promovam mudanças comportamentais.

Perceber a importância da Cultura e começar a agir é o primeiro grande passo!

* Saulo Ribeiro é é Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp, MBA em Marketing pela ESPM e Personal Development pela FGV, consultor nas áreas de Negócios, Gestão Comercial e Processos Operacionais com viés Estratégico e foco em Valor, professor do IBMEC e palestrante da AP. 

WhatsApp chat